22 setembro 2006

Ponha-se na minha pele!


Quem sabe o que é a pitiríase? E a psoríase? Bem, muito sucintamente, têm em comum serem ambas doenças dermatológicas sendo que a segunda é crónica e já atinge 250.000 portugueses. E não me aprofundo em termos técnicos porque estaria a ser desonesta, isto porque não domino a matéria e apenas sei o que o "senso comum" sabe e um pouco mais, pois, já tive pitiríase.
Como toda e qualquer doença, esta também não é bem vinda, mas tem a agravante de se expor a "olho nú". Quando observada por terceiros alheios a tão absoluta falta de sorte, para além do drama de termos a nossa pele alterada, ainda temos de conseguir ultrapassar a crueldade de olhares e comentários que nos são dirigidos.
E a pitiríase rósea, que foi a que tive, colocou-me algumas vezes a chorar e durou cerca de um mês atingindo-me somente o tronco. E digo somente porque, quem tem psoríase passa por um drama maior, a doença é crónica, não atinge só o tronco e a vida altera-se completamente (e aqui um beijo e abraço para a minha ex-colega de basquetebol).
Estes doentes, se é assim que se tratam, para além de se verem a meios com a falta de meios dispendida, e perdoem-me a redondância mas é propositada, têm uma medicamentação que é uma atêntica renda. Com a falta de sensibilidade para esta problemática se não se tiver pais ricos... o melhor, se calhar, é mesmo ir àquele tal banco...
Num dia destes, a caminho de Lisboa, vi uma carrinha velha cheia de cartazes sobre a psoríriase e foi nesse instante que me apercebi que, de facto, poucos são os que a conhecem, acabando por chegar à brilhante conclusão que a divulgação tarda! Resovi, assim, deixar-vos, aqui entre nós, à consideração da vossa sensibilidade, pedindo-vos que pesquisem e vejam por vocês mesmos. E já agora, ponham-se nessas peles!
Entretanto, aqui entre nós, digo-vos que este post é muito sentido e faz todo o sentido!