20 setembro 2006

Com peso e medida


Como mulher não podia deixar de dar um bem haja à iniciativa que se deu na moda espanhola, mais especificamente, na Pasarela Cibeles.
A proibição da entrada de manequins magras de mais no evento não pretende, no meu ponto de vista, punir as próprias, mas lançar um alerta de preocupação no que se passa com a saúde de adolescentes, e realçar que a beleza, principalmente feminina, não tem de ficar abaixo dos 50 quilos (se tanto).
Para as jovens que criam a "síndrome da balança" como critério da sua beleza, estas iniciativas podem ter um impacto positivo e trazer para a praça pública um problema a que os pais devem estar alerta. Mas não só os pais. Como referi, este problema de saúde, de origem psicológica, segundo me fizeram saber, é incitado pelos critérios de beleza definidos pela sociedade em geral e pelos promotores de moda em particular.
Não podia deixar de passar a mensagem aqui entre nós, nem desvirtuar a importância desta problemática, apesar de já ter lido algumas opiniões contrárias de responsáveis da moda portuguesa. Para estes, a medida não faz qualquer sentido e está fora de contexto, para mim, faz todo o sentido e não podia deixar de ser um tema actualíssimo.
Ser-se bonita não é ter 45 quilos e 1,85 de altura, ser-se bonita é ser-se saudável, é, aqui entre nós, ser-se feliz!