17 setembro 2006

Cadeados sem chave




Estou a desfolhar o jornal e num minúsculo canto consigo ler o que para mim seria digno de primeira página: "Escolas vão mesmo fechar".
Parece que em Portugal a reorganização dos serviços públicos não passa pela sua requalificação e sim, e apenas, em cortes. Corta-se nos hospitais e maternidades, corta-se nas escolas, corta-se, no final das contas, no mais importante.
Eu não sou a favor do desperdício de recursos, mas estes cortes podem ter efeitos subversivos e penso que ainda poucos terão reflectido sobre eles. Em primeiro lugar temos o problema da deslocalização de crianças que frequentam apenas o ensino básico. Está previsto o fecho de 1460 estabelecimentos primários onde, apesar disso, se garante a transferência das crianças para outras escolas como se isso fosse a solução mas... e que mais?
Admito até que haja fecho de escolas em meios urbanos mas e as outras???
Num país onde o transporte de alunos é uma realidade sim, mas no sector privado, numa idade em que as crianças devem ter um acompanhamento familiar presente e constante, quando é nesta fase das suas vidas que são impulsionadas para uma formação pessoal, o que se faz? Afastamos as crianças das suas casas, familias e no final, das suas mais puras origens, fazendo-as percorrer quilómetros para ter acesso a uma escola. Notem, apenas e tão só a uma escola.
Já nem vou enumerar as assimetrias regionais por que passa o nosso pequeno país, vou apenas referir, aqui entre nós, que, na maioria dos casos, estamos a falar de crianças carenciadas que já terem acesso a uma escola primária pode ser, para elas, um luxo. Mas enfim...
Ainda há mais! Num momento em que se fala da problemática da desertificação de muitas regiões de Portugal, temos o tomar de uma medida que, penso, em nada ajudará na retoma populacional. Se nos queremos fixar e um dia ter os nossos filhos, é óbvio que lhes assegurar pelo menos a Educação vai ser a nossa preocupação e prioridade das prioridades (e entre ter uma escola a dois passos ou uma a 20/30 quilómetros...).
Mais! Num momento em que se fala nos efeitos benéficos da descentralização, ainda que numa outra perspectiva, temos uma espécie de centralização dos serviços educativos nas àreas com mais densidade populacional. Perfeito ah!?
Pois! E o grande problema é que a Sra. Ministra da Educação já disse que não volta atrás e eu, sinceramente, acredito, pois não é nenhum filho da Sra. Ministra da Educação que tem de esperar, eventualmente, à chuva ou ao sol, por um autocarro, isto se apenas quiser saber quanto são 2 + 2.
É assim que Portugal vai investir na Educação e um dia implementar o ensino obrigatório até ao 12º ano? A mim parece-me que não! Eu vou ficando à espera (mas não de braços cruzados) e, entretanto, isto fica... aqui entre nós.