16 setembro 2006

Abaixo de cão...


Num toque mais pessoal tinha de deixar aqui entre nós uma questão que já faz parte do meu leque de problemas existênciais e que não consegui ainda qualquer resposta. Que nome damos ao sentimento que nos une a um animal de estimação?
E não estou a falar daquela relação clássica, que também eu tenho por alguns animais, de pura brincadeira e afecto mas nada mais do que isso. Estou a falar do sentimento pelo nosso animal de estimação, e sublino o nosso. Sim, porque mesmo num ambiente familiar aquele cão ou gato sabe a quem pertence.
E agora entro eu...
Numa vivência de 15 anos, no tal ambiente familiar, sempre soube que a minha gata me pertencia a mim e o extraordinário... ela também sabia. Irracionalmente lá nos entendiamo-nos e existiamos uma na outra sem dar-mos por nada.
Afinal de contas, o que é isto? Que ligação é esta tão condenada por aqueles que nem a percebem mas que só sabem que este é o nível "abaixo de cão". Porquê este constrangimento agressivo ou meramente irónico que nos fazem sentir quando choramos a morte do nosso animal de estimação que minutos antes de morrer nos deu uma prova da lealdade, característica já tão citada nos que são, afinal, "abaixo de cão"? Onde está a nobreza humana aqui?
E é aqui que entra a essência da existência do meu eu... Com as relações de amizade, trabalho, académicas, políticas e familiares, todas de tão grande imponência e importância, o meu mundo para voltar a ter aquela tal existência "abaixo de cão".
E afinal, serão os animais uma matéria importante para Portugal? Haverá que ter ou não uma preocupação cívica nesta àrea?
Deixo-vos o que aconteceu no meu triste 9 de Julho e já sabem... fica... aqui entre nós.
num canto qualquer .procuro-te e nao te encontro
mas o teu cheiro, esse?... nao me abandona!
sinto, sinto as vIbracoes daquele teu ultimo som, ele que veio direito a mim e ainda o oico
lembro-me, lembro-me do teu olhar...
do instante em que ele se elevou na direccao do ceu e me deixou.
Ja o teu vulto? esse?... ja nao tenho...
a lealdade de todos os momentos?... tambem nao!
Nao tenho espaco para preencher o teu vazio. Sabera a omnipotencia o que perdi??? como? se nem eu sei!
Saudade de ti minha amiga, cuja natureza kix k fosses... 1 SIMPLES ANIMAL.

2 Comments:

Blogger Sara Gonçalves Brito said...

Deixo-vos a msg da minha querida Inês
"Ines has sent you a link to a weblog:

Miga...fizeste-me pensar e xorar :)
Aki a ler o teu poema e a olhar pra minha Kiara...como te percebo..tenho tanto
medo k ela va embora!
É no jeito dela e no meu, nos arranhoes e chineladas,no ronronar e nas festas e,
principalmente na troca e piscar de olhares que está o nosso eterno AMOR!"
Inês Hilário

Blog: AQUI ENTRE NÓS
Post: Abaixo de cão...

21/9/06 03:49  
Blogger OvelhaNegra said...

Existem coisas da quais difcilmente se definem por uma mera palavra...e penso que é algo que compreensivelmente estaras de acordo com este post.
Como no meu post escrevi ''não julga as atitudes...apenas as tenta compreender por objectiva de cada um...'' percebi o que tinhas perdido naquele dia...percebi a tua dor e perante a minha incapacidade para ajudar...tentei nao 'desajudar' ...estando aqui para tudo o que pudesses precisar.
Tens 15 anos de memórias e tantas outras coisas que ela te deixou....de cada vez que te lembrares dela, lembra-te que ela sabe a quem pertencia e sabe que continuas a sentir o mesmo sentimento por ela
Beijos grandes para ti manda

23/9/06 05:43  

Enviar um comentário

<< Home