24 setembro 2006

Culpados... até prova em contrário.



Falemos do consumidor e do empregado de loja.
Já alguém questionou a legitimidade dos seguranças das grandes superfícies e lojas em geral? Se dúvidas existem, eu respondo: não têm nenhuma!!! Acham-se donos e senhores do mundo mas podem tanto como eu, em matéria de impor coisa alguma.
E que legitimidade têm os gerentes e/ou donos de loja para "revistar" as malas e sacos dos empregados à saída? (amiga tapa os olhos agora :p) Mais uma vez, NÃO TÊM NENHUMA!!!
Afinal, onde está aqui a preservação da dignidade humana? Então vamos trabalhar e ainda temos de ser considerados "culpados até prova em contrário"? Que constrangimento é este? Uma questão de segurança para o próprio empregado!? Não me parece! Se existirem furtos internos, controlem os empregados, instalem camâras de segurança se preferirem (q.b., claro!), fiquem atentos às movimentações, criem mecanismos LEGAIS para descobrir culpados (SE EXISTIREM), mas não invadam assim a privacidade de cada um de nós bisbilhotando no que temos de mais pessoal sempre à procura do nada, para estarmos impunes.Errado!
Não se deixem ludibriar pela mecânica das lojas pois não passam disso mesmo, mecanismos de lojas e que nada podem, sublino. E não caiam no ridículo de figuras como uma que presenciei num dia destes e que passo a contar: uma senhora fez "disparar" o alarme de uma loja e o segurança mandou-a descalçar-se pois, segundo parecia, tinha um alarme ou algo magnético numa das sandálias, e, segundo me apercebi também (atenta que estava a vislumbrar tanta ingenuidade), ela nada tinha roubado mas conformou-se e achou super normal, ficar DESCALÇA no meio de um grande centro comercial enquanto o segurança e a empregada do balcão andavam às voltas com as ditas sandálias. Tudo no meio do tal grande Centro Comercial, com imensas pessoas a ver e, quiçá, a pensar se seria tal cena para os apanhados!?
Aqui entre nós, sabem quando é que eu ficava descalça no meio de um centro comercial, por imposição de um segurança e nada tendo feito??? NUNCA!!!
Se cada um de nós tentar inverter este acostumar de maus hábitos a pessoas sem legitimidade para quebrar o sentido da dignidade da pessoa humana, repito, então evitaremos este abuso de direito e alcançaremos uma vivência social baseada na confiança e não na desconfiança porque até em matéria normativa vos digo: TODOS SÃO INOCENTES, ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO, podem acusar-nos de algo mas então... provem!!!
E se por algo tiverem, mesmo assim, por que passar, então, que seja, pelo menos, por alguém com legitimidade para tal. Aqui entre nós, tenho dito!