25 outubro 2006

Portunhol?


Passam uns minutos das 9h, entro no comboio, tudo normal. Divirto-me a passar os olhos no jornal gratuito distribuíbo "naquelas paragens" e páro onde se lê que quase metade dos portugueses admite ser espanhol. Bem, não liguei muito apesar de me ter merecido curiosidade. A caminho, agora do metropolitano, mais um jornal gratuito e... o mesmo tema. Estranho, penso.
O grave acontece quando passados dias vejo o mesmo tema ser debatido num jornal de grande tiragem. Mas o que é que se passa afinal?
Então tivemos na História de Portugal D. Afonso Henriques a combater contra a própria mãe para nos ver-mos limitados a uma região da Monarquia Espanhola??? Parece-me que D. Afonso Henriques deve andar a dar voltas no "caixão" ao ver-nos subtraídos ao mesmo espírito de sua mãe, D.Teresa, na quase entrega de Portucale, mas agora em portunhol pouco claro.
Aqui entre nós, e ao tom de Variações, será que é a desgraça Socrática que leva o espírito Tuga ao desespero de querer ser o que não se é, querer estar onde não se está?

4 Comments:

Blogger OvelhaNegra said...

'Somos' uns ingratos, essa é que é essa! Há aqueles que não se cansam de dizer 'que a galinha da vizinha é melhor do que a deles' mas daí a identificarem-se como 'espanholitos' haja paciencia, e sendo quase metade portugueses, é mais uma barreira para pôr a lusa terra no carris.
Beijinhos ;)

27/10/06 03:49  
Blogger Sara Gonçalves Brito said...

O problema é o da comparação, sempre inevitável entre Portugal e Espanha. E também concordo que não é com tristes fados que vamos impulsionar a retoma aos "carris".
Mas será que tu, ovelha NEGRA, não serias mais uma ovelha branca se fosses Espanhol? :p (privet joke)

28/10/06 05:48  
Anonymous Anónimo said...

D.Afonso Henriques lutou contra a mãe, para criar um novo reino, o de Portugal, em 1143, depois de várias querelas com a nobreza galega e o rei de de Espanha, é finalmente visto aos olhos do Papa como Rei de Portugal. Uma bonita história de aventuras essa a de Portugal, numa época onde as guerras eram feitas com armaduras e espadas. Agora as guerras são económicas, e nesse campo de batalha, Espanha é soberana e nós talvez espanhois.

29/10/06 07:05  
Blogger Sara Gonçalves Brito said...

Tu já estás a meio passo de ser mais espanhola sim, já trabalhas no meio deles e para eles, que vergonha, (lol) :p Só te falta mesmo "ablar" la língua castelhana... ou talvez não... ;)

29/10/06 09:59  

Enviar um comentário

<< Home