17 outubro 2006

Erradicação da Pobreza


De assinalar hoje o Dia Mundial da Erradicação da Pobreza.
Este dia assinala uma realidade que perturba e continua a constranger muitos de nós e curiosamente tem como precedente o Dia Mundial da Alimentação. Coincidência ou não o facto é que assimilamos um ideal ao outro pois um flagelo como é a pobreza tem como indicador primário, inevitavelmente, o da fome.
O reforço no combate à pobreza tem, a meu ver, vários patamares de actuação, o pessoal, o local, o nacional e o mundial. Mas porque a consciencialização cabe-nos a nós e a solidariedade e a dinâmica de colocar os meios, a existirem, a funcionar também, teremos de impulsionar a iniciativa (desculpem-me a redondância).
Não nos fiquemos pela inércia, vamos começar a denunciar cada caso que conhecemos... aqui entre nós, no plano pessoal e local será mais fácil actuarmos,podem, por isso, deixar testemunhos pois já será um bom começo...

2 Comments:

Blogger Gonçalo Capitão said...

Independentemente de muitas outras coisas, falta, aqui entre nós (leia-se, Portugal), alguma noção do "empowerment!

Ou seja, temos de abdicar de oferecer tanto peixe (algo que parece lavar a alma de muitos dos clientes dos hipermercados, nos dias de enceher o saquinho para o banco alimentar), e ensinar mais gente a pescar.

Dar também é importante, mas não é a solução, como provaram e provam as "democracias populares".

Não podia estar mais de acordo com o Nobel da paz deste ano: o pai do microcrédito.

18/10/06 08:25  
Blogger Sara Gonçalves Brito said...

Divinal Gonçalo, é mesmo essa a ideia que tenho e falares no microcrédito, de facto, faz todo o sentido. A ideia que fico é que os pobres, e não o médio pobre, o pobre mesmo, irá ficar para sempre assim porque não tem por onde investir, não tem por onde construir, no fundo não tem meio de mudar a sua situação social, por vezes, uma situação estilo sina que não se pode mudar... um autentico fado!
Não sei se não será até curioso o facto desta inovação financeira surgir em países desenvolvidos... será de generalizar, claro, medindo os contras e prudentemente.
De resto também concordo que pedir por pedir não muda nada, dar por dar... irá acontecer amanhã... vamos investir!

18/10/06 11:47  

Enviar um comentário

<< Home