09 outubro 2006

MonomaCIA Europeia?


"Há ou não campos de detenção da CIA na Europa?"
Era este o tema em debate no programa Eurodeputados no canal "a dois". O debate teve a presença de Francisco Assis (PS), Carlos Coelho (PSD) e Ilda Figueiredo (PCP).
O povo europeu não gosta que se faça justiça com o excessivo recurso ao Estado de necessidade até porque este pode não existir ou ser controverso. Mais, foi defesa de Carlos Coelho e de Francisco Assis que se deve manter o combate ao terrorismo com recurso aos meios legais dando mesmo, o primeiro, como caso de sucesso neste tipo de combate, a nossa vizinha Espanha quando confrontada com ataques da ETA.
Na questão das declarações de Bush ao admitir existirem prisões espalhadas pelo Mundo onde os serviços secretos norte-americanos interrogavam os seus prisioneiros, mais uma vez, a conclusão é que não será este o caminho a tomar. É sempre de lamentar quando a justiça se tece por linhas enviesadas e obscuras e deixa de ter legitimidade pois, se agirmos no recurso à força e às armas, os terroristas questionam logo a nossa veracidade dos factos se também nós agimos, então, de igual modo. É de rejeitar e evitar tal tutela da justiça sem base legal e de repudiar este sistema de combate ao terrorismo praticado pelos EUA.
As conslusões seriam congruentes não fosse a Sra. Deputada Ilda Figueiredo jogar sempre à defesa como se a segurança da Europa só a uns interessasse. Nem me alongarei mais, o discurso, já vi, é o típico dos comunistas: "coitadinhos dos oprimidos, sois vós os opressores, ai se não fossemos nós a lutar..." e, claro, para justificar o discurso, o ataque ao Iraque. Claramente dirigida a Carlos Coelho pareceu-me, salvo erro, que até Francisco Assis revirara os olhos. Cada coisa discutida no seu tempo e lugar Sra Deputada.
Aqui entre nós, bonito de se ver foi quando a própria Ilda Figueiredo lança o tema Cuba para a mesa e eis que seria essa a sua própria armadilha. Não deixa, porém, de ser curioso como o comunismo vai buscar as suas origens para defender a opressão aos direitos humanos... será uma auto-critica???