29 setembro 2006

Uma lufada de ar fresco...


Tudo para o ambiente, nada para os Republicanos!
De actor a governador a, agora, desafiador. Antes de mais tenho de "dar a mão à palmatória" pois se algum governador houvesse a confrontar o Presidente dos E.U.A., nunca pensei que fosse um ex-actor e ainda para mais, sendo também ele, republicano.
Quando nos referimos aos E.U.A. como a maior potência no mundo é até um pouco ambíguo vemo-los como tal, pois que nem em todos os aspectos o são, e grande clivagem existe exactamente na questão ambiental. Mas isto é uma opinião pessoal.
Ora, quando mais de 150 países já integram o Protocolo de Quioto que tem como grande objectivo retardar as alterações climáticas que, lembro, já se fazem sentir, eis que temos a dita maior potência que deveria dar o exemplo a argumentar que, industrializada que é, tem de sair do Protocolo para bem das indústrias. Para além disso, Quioto e CO2 não são bons amigos e, em matéria de amizade, as economias industrializadas ficam-se pelo CO2...
Pois, para o bem... só se for realmente das indústrias porque, por este andar... morremos todos mais cedo e os americanos... vão primeiro! Então em sociedades modernizadas que temos, não existe compatibilização entre produtividade e nível de poluição??? O Protocolo não vem abolir a poluição porque, infelizmente, esta acaba mesmo por ser um mal necessário... Mas não podemos arranjar níveis intermédios onde protegemos o clima, a saúde e todo o ecosistema em geral? Então não é possível esta compatibilização com níveis máximos de poluição estabelecido para as indústrias no seu funcionamento? Penso que sim!
Arnold Schwarzenegger adopta, desta forma, uma espécie de Protocolo de Quioto local para o Estado da Califórnia lançando um aviso a Bush, ainda que indirectamente, mas com todo o apoio do, aliás, também amigo do Presidente Americano, Tony Blair. Na sua inovadora Lei a diminuição dos gases nocivos terá de diminuir. Os opositors já se rebelaram, invocam o deslocamento de indústrias para outros Estados e a desgraça para o Estado Californiano, os apoiantes apontam este mesmo Estado como exemplo para outros e, quiçá, para outros países.
Aqui entre nós, eu espero sinceramente que sim. A alteração climática é uma realidade e deveria ser uma precocupação mundial onde os países, ditos, fortes, deviam implementar medidas pioneiras no sector. E mais, o que deveria ser proibido sim, era a poluição realizada pelo Sr. Presidente dos E.U.A. de cada vez que abre a boca, pelo menos, no que toca a justificações ambientais. É que em termos de ambiente a acentuação, se não enviesada, parece um pouco esdrúxula.