20 janeiro 2007

A minha vida... num canudo


Quantas e quantas vezes me deparo com a pergunta: "Oh Sara quando é que acabas o curso?"
Se para uns isto é apenas uma mera curiosidade, para outros tantos é a partida da minha credibilidade numa jornada que poderei adquirir, quiçá. Chego mesmo a sentir que para algumas pessoas, que até gostam de mim, eu dizer ou fazer alguma coisa que seja valorada dependerá do meu canudo. Que pena... Que pena que vejamos as coisas assim pois podemos ser desinteressados, estúpidos mesmo, desprovidos de qualquer consciência cívica mas, como já acabamos o dito curso e somos engenheiros, doutores, licenciados, mestres, however, somos dignos da credibilidade alheia e afinal servimos para alguma coisa.
É a mesma situação com o Estatuto. Quando digo que sou trabalhadora-estudante, parece que se abate sobre mim um tipo de visão que ainda não consegui deslindar muito bem mas não me parece ser de boas perspectivas, apenas quando digo onde, é que a coisa melhora um bocadinho... mas porquê? Garanto-vos que tenho muito mais trabalho sacrificio a obter o tal canudo desta forma que também posso dizer, não fui eu que escolhi.
Acredito que este tipo de condutas e/ou pensamentos faz parte da sociedade portuguesa. Vejo constantemente os títulos académicos serem usados como nobiliárquicos e garantia de prestigio e respeito como se o resto da população, bronca, por consequência, não o merecesse também...
Aqui entre nós, isto sim, no nosso Portugal português é de lamentar até porque há muita gente que não percebe nada de nada, que a única consciência que tem é a do seu umbigo mas tem a vida... no seu canudo.

1 Comments:

Blogger Dulce said...

Sara,

infelizmente tens razão. Os portugueses dão mais valor a um papel a que chamam pomposamente de "Diploma" do que às reais capacidades e aptidões da pessoa, que não se imprimem nem sao visiveis no dito canudo.

É inegável que a Educação e Formação são componentes importantíssimas no desenvolvimento de uma pessoa, mas não são tudo e nem sempre correspondem à realidade:

prova disso é que há por aí muito boa gente que tem um canudo nas mãos mas não tem noção de absolutamente nada.

E por outro lado, gente sem estudos que revela muito mais inteligência do que à primeira vista aparenta (por não ter "LICENCIADO" escrito na testa)...

Aliás, sou da opinião de que a democratização do Ensino universitário foi uma mudança de extrema importância no nosso país. Mas também sou da opinião que com ela se "desvalorizou" a importância de uma licenciatura e se instalou a verdadeira república dos Srs. Doutores e dos Srs. Engenheiros...

Em suma, a licenciatura parece ser hoje em dia o patamar minímo de formação, mas há que reconhecer que com esta ideia se distorce o conceito de "capacidade" das pessoas - porque associar canudo a inteligência e capacidade não é seguro...

26/1/07 19:33  

Enviar um comentário

<< Home