27 dezembro 2006

O tal canal...



Analistas económicos anulem-se. Qual óptimo Paretiano, qual curva de Laffer, qual escola pública de adopção do interesse geral, qual quê!?
Tento manter a minha fé nas instituições públicas por estas prosseguirem a manutenção do bem-estar geral e por provirem pelos bens públicos mas, quando fico a saber que entes das nossas forças armadas, não só têm direito a mais de 20 canais (às custas do Estado) como ainda usufruem do pacote especial Sport TV (às custas do Estado / cidadão-contribuinte-eleitor), perco não só a fé como aduzo, e cada vez com mais veracidade, que as políticas de cortes orçamentais não passam senão de restrição, não para inglês ver, e sim para Comissão ver.
Sim, claro, respeite-se o P.E.C. mas não se perca os 90 minutos da partida que com a religião não se brinca...
Mais, quando o descrédito da sociedade pelas forças armadas se faz sentir com maior intensidade (um pouco devido ao facto de as próprias Forças não se esforçarem por manter a credibilidade que tiveram em tempos), e o Estado suporta gastos, estes sim, supérfluos, imaginemos nós a futilidade imensa em que são depositados os nossos, cada vez maiores, impostos, principalmente em serviços e/ou entidades, ditas, de credibilidade social (se é que ainda existem).
Aqui entre nós, o que dá vazão a este desabafo é um silogismo quase perfeito em que, pelas chamadas falhas de governo e ineficiências da intervenção estatal, temos, consequentemente, o desacreditar geral e, diria, quase uniformizado, nas instituições que provisionam pelos serviços públicos e da produção dos bens públicos ao também já refeerido cidadão-contribuinte-eleitor, sujeito alvo de todo este embróglio.
Do orçamento de Estado e da dotação especial, específica na teoria para grandes calamidades, imprevisiveis e inadiáveis, diria eu... servem para pagar a Sport TV aos nossos soldados e marinheiros...
Entretanto pergunto:
Que mais facturas chegarão á contabilidade do Estado???
Para quando a responsabilização, bem mais que a politica, do Estado???

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Como se trata de uma estreia, serei muito breve. As nossas Forças Desarmadas precisam de estar entretidas no futebol, caso contrário teríamos de as colocar a patrulhar as matas nas épocas de fogos, a participar em acções puramente humanitárias, como socorrer vítimas de inundações (felizmente que tivemos poucas no ano que acabou!!!), ou ainda zelar pelo bom funcionamento dos seus próprios aquartelamentos... Nada como ver um bom derby acompanhado por uma bijeca a 20 cêntimos...

2/1/07 14:48  
Blogger Sara Gonçalves Brito said...

Uma estreia bem ao teu género :p Mas acho subversivo o teu comentário (claro, lol)... já reparaste que não questionas quem dá o "peixe ao pescador"??? O mal não está em terem, o problema é falar-se em apertos, cortes e restrições e depois continuar-se com este tipo de, diria, futilidades.
Poderemos até pensar que as nossas forças armadas estão a cair em descrédito mas isso deve-se, TAMBÉM, às politicas dos nossos Governos (todos) e claro, aos próprios.

2/1/07 16:24  

Enviar um comentário

<< Home