04 janeiro 2007

Um sentimento de Justi... GANÇA!!!



Saddam morreu! Ou melhor, foi morto.
Foi assim que o Homem deu as últimas cartadas no ano que ora findou, a mostrar o seu lado menos nobre (termo simpático este).
Não concordo nem aceito, como já tive oportunidade de espelhar aqui entre nós, com a pena de morte. Tento e não consigo contornar que tipo de legitimidade se tem na aplicação de uma pena desta natureza, seja em que comunidade for, país, however.
Que a conduta do ditador, ora também defunto, eram sancionáveis, tudo muito bem. Se eram condenáveis? óbviamente que sim. Mas penso que não há qualquer tipo de justiça feita na aplicação da morte ao agressor, nem sequer chega a ser penosa. Estarei a ser radical, ou não, ao afirmar que não chega a ser penosa pois não há pena, há sim a continuação do crime que lhe deu lugar.
Aqui entre nós, ficou somente um puro sentimento de vinGANÇA. Sentimento esse, aliás, gravado por sádicos de instintos mórbidos.
Parece, por fim, que terei de chegar a uma triste conclusão: a vingança (e/ou violência) comandará por muito um país onde, cai um ditador mas, nem por isso, "reinará" um país justo ou melhor do que aquele que caiu.