03 janeiro 2007

Qual COSTA da Caparica???


Um tema inevitável o meu. A Costa da Caparica, do meu concelho de Almada, perde com grande força a origem do seu próprio nome, a costa. Aliás a sua orla costeira é hoje, infelizmente, manchete de todos os jornais.
Quando faltam apenas três metros para que o mar rompa a duna na praia de São João, mais a norte, surgem muitas dúvidas sobre que tipo de políticas e ordenamento foi efectuado (ou não) na freguesia pela Câmara. De facto parece-me notória a falta de consciência na acção humana em impor à natureza um ordenamento que esta não poderá suportar, pelo menos, sem colocar em risco o que nela se impõe. Mais, a falta de prevenção e de manutenção de uma situação que deu o seu primeiro aviso a partir dos anos 40 é agora confrontada com a negligência de quem tenta ainda remediar o mal.
Não fazer estudos detalhados de todos os condicionalismos naturais pode custar, como está a custar, muito caro. Aliás, àreas protegidas e costeiras deveriam ser submetidas a rigorosos planos de planeamento do ordenamento do território que pudessem prever as consequências da erosão.
O Presidente da Junta de Feguesia da Costa da Caparica alertara já para os perigos que o avanço do mar teria nas dunas e afirma, e bem, no meu entender, que "colocar areia não chega". Pergunto: colocar-se-à areia eternamente??? Quantos milhares serão gastos em acções que não resolvem a situação??? Como ajudar as dunas a retardar o avanço das àguas?
O que não é noticiado é que o Presidente da Junta trabalha (ou tenta) com uma Câmara de costas a si voltadas por este autarca não pertencer à sua cor partidária.
De servir de exemplo, servimos para a prevenção do mal feito pois, a Câmara Municipal da Nazaré adoptou medidas nas suas dunas para evitar a situação que se faz sentir na Caparica, dizem.
Entretanto, aqui entre nós, recordar a Caparica de areais extensos parece já um sentimento puramente nostálgico de quem viveu e vive com os "pés voltados para o mar"... Pela Costa, hoje e sempre!!!
Ficam os relatos:
"Desde 1999, altura da elaboração do ordenamento da àrea costeira, que sublino que há um risco elevado de erosão na zona da Costa da Caparica, desde a Cova do Vapor até à praia do Rei..." José Carlos Ferreira, Geógrafo
"Nunca vou esquecer 7 de Janeiro de 2001. Nessa noite o mar engoliu o meu bar. Ficava 60 metros mais à frente..." Vítor Cerqueira, Concessionário
"Nesta última semana gastei 500 euros só para uma máquina colocar areia junto do bar. Entretanto, o mar já comeu praticamente toda essa areia..." Jorge Miranda, proprietário.
Finalizo apenas com a nota de que a foto do pôr-do-sol foi tirada por mim na Primavera de 2006...