03 junho 2007

O que é nacional é bom!

Depois de Azeitão, volto á essência do que é uma bela feira regional.
Gostei muito de conhecer pela primeira vez a famosa feira gastronómica de Santarém.
Apesar de ter ido lá um pouco por razões do acaso, a verdade é que, de facto, vale a pena visitar.
Vale a visita porque só numa exposição destas dimensões conseguimos ter, os citadinos natos, um contacto verdadeiro com a nossa agricultura, boa, com a nossa criação bovina, boa e com toda a envolvência de um sector que poderá ser muito, mas muito produtivo e rentável se bem explorado e incentivado. Mais, não é só investimento pelo investimento, é investimento pela qualidade. A provar também um pouco disto a regional doçaria que me regalou as pupilas gustativas. E que bem!
A adorar também nesta feira os equídeos. Lindos cavalos, potros, éguas e claro, os amiguinhos em vias de extinção, os burros.
Entretanto se a disponibilidade assim o ditar e, se ainda não o fizeram, não deixem de visitar o que temos de melhor neste bocadinho de Portugal, desta feita, em Santarém...

7 Comments:

Blogger Luis Eme said...

Fizeste bem lembrar-nos, de que o é nacional também é bom, Sara...

4/6/07 01:54  
Anonymous Anónimo said...

A Feira já teve melhores dias. Tem caído nos últimos anos.
Não sei como está este ano. Espero que melhor.
Santarém merece e o seu povo também.
Bj.

4/6/07 10:26  
Blogger Sara Gonçalves Brito said...

É bom lembrar sim, até para mim própria. Se incentivassemos a marca "Portugal", consumissemos em primeiro lugar o que é nosso e só depois produtos importados. O problema é que o produto de fora consegue chegar mais barato ao consumidor enfraquecido, que é o nosso "tuguês".

Talvez a feira tenha perdido força em função da própria economia enfraquecida. Eu como visitei a feira pela primeira vez não tenho noção do antes e depois. De qualquer forma acho que dá para notar que mesmo assim só temos na feira o produtor com algum nível de competitividade. Bom, portanto... o que também deixa o produtor frágil, ainda mais frágil...
Será???

4/6/07 15:49  
Anonymous Anónimo said...

Há desculpas para tudo, Sara.
Essa da economia enfraquecida, é uma.
Mas já vi estádios cheios e festivais de música, por exemplo, a abarrotar, mesmo com a economia enfraquecida.
Bj.

5/6/07 10:03  
Blogger Sara Gonçalves Brito said...

há sempre um factor, vários. Um sector não se degenera por um só meio... será um circuito. Agora também temos de olhar bem para o objecto da feira e confrontar com o que se passa com o sector agrário... Eu penso existir ligação e penso também que não será desculpa :p Até porque o facto de a feira estar mais fraquita, percebi eu do comenta´rio anterior se devia à própria estrutura da feirab e não aos seus visitantes.
Isso é um grande mal nosso e aí concordo em pleno. Aliás, num dos primeiros post's que fiz aqui entre nós referia uma coisa semelhante do género: então reclamasse para ir ao teatro, ao cinema porque é caro mas vai-se à bola... :s não é carto ir à bola?

5/6/07 11:25  
Blogger Sara Gonçalves Brito said...

* reclama-se

5/6/07 11:26  
Blogger 100smog lda. said...

visita e comenta!!! obrigado pelas visitas e pela força! eheheh passa por lá e reenvia aos teus contactos http://www.algoespecial-almadavelha.blogspot.com/ Já sabesbrevemente irá nascer algo especial em Almada Velha contamos contigo! Obrigadinho lol

8/6/07 04:05  

Enviar um comentário

<< Home