15 junho 2007

Entrevista grandinha...


A jornalista Judite de Sousa tem esta particularidade, tirando os dias em que estará "morna", não é fácilmente levada pelo entrevistado e o tira-teimas fica delicioso.

Confrontado com a questão sobre o declínio da esquerda socialista um pouco por toda a europa, Francisco Louçã não conseguiu dar "a resposta". É que afirmar que os partidos da esquerda estão em progressão, que em particular o bloco se reafirma como uma força de confiança, e que abre o diálogo à esquerda e, no mesmo passo, não explicar afinal a percentagem pouco significativa que ganha o B.E. junto das intenções de voto, é dar um "tiro no pé". De resto, o próprio referiu, quanto à Europa, que o declínio da esquerda se devia a estes (ditos então, partidos da esquerda socialista), aquando no poder, por terem dado origem ao P.E.C. e de se terem vinculado, por assim dizer, às pretensões da direita (isto por outras palavras).

Mas o que é afinal o vínculo às pretensões da direita? Não será um bode expiatório que Louçã tanto argumenta para não admitir que um partido à esquerda também pode, e é-o, na maior parte das vezes, um elo na limitação dos povos? Aliás, como Professor de economia, Francisco Louçã saberá melhor do que eu e do que muitos, o que quer dizer com o que referiu como objectivo do B.E. em redistribuir a riqueza... Não é isto um instrumento limitador da liberdade e autonomia dos povos? Eu penso que sim (do pouco de economia que tive).

Contudo, e porque nem tudo são espinhos, concordei com a posição quanto ao novo aeroporto. Louçã não fez uma escolha, tornou-se tendencial para um aeroporto com características internacionais na margem sul. No deserto, lá está! E isto porque a OTA se mostra, para além de muito custoso, um aeroporto provinciano e porque as potencialidades estão agora ao sul do Tejo. Creio!

Entretanto, foi divinal a tirada de Judite à Câmara de Salvaterra de Magos no confronto ético com a de Lisboa (numa fica na outra tens de sair!), embora o líder do BE tenha conseguido reverter a questão a seu favor dando a piada a Mendes e à sua política de: se é arguido, "tem bicho!".

Aqui entre nós, divinal também o foi a questão de a oposição à esquerda não supreender, não se destacar na A.R. e de Louçã parecer segurar o partido para este não decair... Será??? Vou ter de concordar com Judite de Sousa pois, embora esta não o tenha dito em palavras, dize-o com os olhos.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Judite de Sousa terá as suas virtudes. Como qualquer ser humano.
Jornalisticamente é quase brilhante.
Peca, contudo, por ser parcial. Quando assim o entende. O que num jornalista fica mal. E não se admite.
No caso de Louçã, independentemente das razões, Judite apertou o cerco porque não gostará dele nem do BE.
E, com este exemplo, estamos identificados com a raíz qualitativa de Judite de Sousa.

16/6/07 00:39  
Blogger Sara Gonçalves Brito said...

Sim Repórter, e eu concordo.
Mas a Judite, se for parcial, então peca contra ela porque já a vi a cercar o que lhe seria favorável a priori :s
Ao Louçã talvez lhe aguce o apetite, sim, ter, para além das perguntas quadro de um jornalista, as de uma pessoa que questiona a ideologia esquerda socialista (se bem que aqui concordo com a falta de profissionalismo) mas, e embora também não achando que isso seja positivo, é o factor subjectivo da profissão. Descurar o "Juíz ao Juízo" é quase impossível e, num momento em que vemos os jornalistas, na sua quase totalidade, virados e escrevendo à esquerda, que haja alguns que, DE VEZ EM QUANDO, lhes apertem um bocadinho o cerco (no bom sentido do aperto)...
É que às vezes até enerva o sentimento paternalista que os jornalistas têm com o BE do género: coitadinhos! Acho que nem os próprios quertem isso...
Enfim, embora eu pense que o Repórter está certo, gostei imenso da entrevista e de ver que o absolutismo da verdade bloquista... NÃO EXISTE ou pelo menos também escorrega! ;)))

16/6/07 05:31  
Anonymous Anónimo said...

Sara
Algum partido ou grupo político garante uma não escorregadela?
Adianto a resposta: não!

16/6/07 07:06  
Blogger Sara Gonçalves Brito said...

E eu confirmo :p NÃO!
Mas há algum que se garanta tanto como o BE? Eu também adianto: não!
Bom diálogo. ;)

16/6/07 07:10  

Enviar um comentário

<< Home