10 fevereiro 2007

Impacto ambiental


Lia um dia destes que os portugueses são os mais preocupados com o aquecimento global. Na mesma semana divulga-se a visita de Al Gore a Portugal, há um debate televisivo sobre o mesmo tema, imensas noticias e manchetes publicadas.

Na generalidade também penso que, não só os portugueses, mas os europeus em geral, estão de facto perocupados com a questão ambiental. Contudo, parece que, depois da visita de AlGore, os lobos passaram a vestir pele de codeiros e vice-versa.

Ora, confesso que há aqui alguma coisa que me escapou. Não são os americanos que para além de não cumprirem uma coisa tão básica como "Quioto" ainda nos atiram areia para os olhos com argumentos de primeiro mundo?

Um pouco radical, talvez, mas o Sr.AlGore deveria ir visitar o seu próprio país e promover os cuidados ambientais lá, bem no centro dos Estados Unidos e, porque não, uma pequena conferência na Casa Branca???

Nós por cá, com defeitos e limitações caminhamos, umas vezes mais depressa outras mais devagar, para a protecção ambiental. O nosso grande problema é lidar com o individualismo e egoísmo de quem não dissocia pequenas vaidades ao quotidiano e, isso sim, só ajudará a acelarar o devastamento global. Egoísmo esse, porém, centrado na representação que agora se fez em Portugal de um povo que, aqui entre nós, servirá de tudo menos de exemplo.