12 novembro 2006

Sócrates and the human rights (or not)


Quando Durão Barroso, na altura primeiro-ministro de Portugal, aparece junto de Bush, Blair e Aznar nos Açores, as críticas soaram forte e houve mesmo quem os chamasse de criminosos.
Esta introdução para quê? Para isto: recordam-se da posição socialista sobre o tema? Recordam-se da posição socialista sobre a opinião que detinham sobre os E.U.A.? Se se recordam esqueçam, José Sócrates mudou de ideias!
Quando penso que este homem já me surpreendeu tudo o que tinha para me surpreender vem mais uma. Que o meu ideal de governação não é o socialista já sabem, nem poderia, mas é mesmo o próprio Pinto de Sousa que me deixa estupefacta.
Diário de Notícias de 6 de Novembro de 2006:
"Sócrates diz que EUA são exemplo de respeito pelos direitos humanos". E agora cito, não o título do jornal, mas as palavras do próprio: "Em matéria de visão humanista e respeito pelos direitos humanos, não encontro melhor exemplo que os E.U.A.".
Com esta Sr. Primeiro-Ministro até os seus seguidores ficaram desapontados! Exceptuando a dita excepção, em matéria de direitos humanos e E.U.A. o que vejo é que o povo português não os liga lá muito bem. Teria de ser uma pessoa estranha ao Direito a afirmar tal barbaridade pois onde mais se defende os direitos humanos é na Europa. Foi na Europa que nasceu o Direito, o institucionalizado, e a defesa da pessoa humana faz-se com grande motivação, aqui mesmo, entre nós, no nosso continente. Lamento profundamente que um português venha com americanismos para um discurso público congratulando aos Estados Unidos por uma missão que tão bem tem sido impulsionada por nós... Mas o PM há muito que não nos felicita, nem está a fazer justiça ao trabalho desenvolvido por cá.
Além disso, não me parece ser coerente chamar-se "criminosos" na posição de oposição e a seguir humanistas na de governação e, para mais, quando se discute um caso chamado C.I.A. com uns voos à mistura e tortura de prisioneiros...
Para quem defende que Durão Barroso era, e desculpem-me a expressão mas não é minha, um lambe botas, aí têm a segunda parte da graxa.
Aqui entre nós, e enquanto cidadã, que grande machadada na dignidade da pessoa humana e no trabalho Europeu. Enquanto não seguidora do PM, não deveria estranhar, pois, este, já deu provas do que significa a palavra pessoa no seu dicionário... ele, e somente ele!