10 abril 2007

Diz que é uma espécie... de político!?

Quer queiramos, quer não, ao político actual é-lhe imputável uma imensa carga negativa por este representar a repressão à vida do sujeito, a carga fiscal, enfim, todo o mecanismo em que estes próprios, por vezes (ou na maior parte das vezes), fizeram com que caísse em descrédito puro.
Ora, quando temos "em espécie de magazine" críticos comediantes que atacam o que a maioria pensa-mas não diz, em público, esses ganham fama e são o que de mais atractivo há neste embróglio de sociedade que tende a decair cada vez mais.

Estranho é, para mim, quando esses mesmo críticos tiram a capa e vestem a pela de cordeiros na de lobos para fazer, afinal, o que eles mais criticam: política. Embora me tenha dado gozo, não concordo com o famoso cartaz do "Gato Fedorento" a FAZER POLÍTICA na rua.
Se estes tratassem da arte a que são conferidos, teriam a crítica feita de igual modo "em espécie de magazine" sem descrédito de eles próprios e o efeito seria bem melhor. Agora um outdoor não é piada, é política! E assim, serão eles também alvo de critica social, de descrédito, de reprovação...
Aqui entre nós, também não me agradam exibições públicas nas ruas de um partido tendenciosamente faccioso mas, "miaus" na rua? é ser o que se diz não ser: político activo, embora se disfarcem atrás de uns bigodes para continuar a sátira.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ambas as atitudes (outdoors) foram de péssimo gosto. Criticáveis, portanto.

11/4/07 03:31  
Blogger Rita said...

Olá Sarinha;)
Por um lado concordo contigo, por outro acho que como cidadãos de um país democrático eles estão no seu pleno direito. Digo mais: lamento não ter tido eu a ideia e os recursos para a pôr em prática:)

11/4/07 16:25  
Blogger PeTeR said...

Embora concordando no o ponto da hiprocrisia que é a máscara do "eu não faço política" quando realmente quase todos a fazem, tem discordar de um ponto. O facto de os cartazes exibidos pelo PNR não agradarem e serem ofensivos a uma grande franja da população, temos de estar cientes que toda e qualquer ideia tem o seu valor intrínseco e a sua divulgação, desde que ocorra dentro da legalidade, nada de errado se lhes pode apontar!
Haja discordância ou não dos pontos de vista ideológicos, políticos ou mesmo humanos a liberdade de expressão existe e é vital para evitar a atrofia da sociedade e o espírito crítico amorfo. Estes cartazes tiveram em si, pelo menos o condão de promover debate, resposta, cultivar e estimular o pensamento! embora esteja ciente que muito provavelmente o seu objectivo não terá sido esse.

Ao permitir a difusão de TODA E QUALQUER ideia, por mais errada (claro que dependendo do ponto de vista)estamos a desenvolver a sociedade e a progredir para um espírito político cada vez mais activo donde só poderá advir o bem. Em vez de criticar a existência dos cartazes e do próprio partido, quem discorda do(s) seus conteúdos deve ao invés promover o seu ponto de vista!



P.S. Não estou com este comment a dizer que criticavas estes cartazes ou a sua existência, mas apenas a deixar latente um ponto de vista!

Um grande beijinho

13/4/07 00:14  
Blogger Sara Gonçalves Brito said...

Ola a todos :)
Atenção que acabo por concordar um pouco c tds vcs ;) Acho que o PNR, à sua maneira lá está, acabou por suscitar a discussão e mais, lançar para a rua uma questão que em Portugal está muito mal gerida: a emigração. Por outro lado, temos de aceitar as manifestações contra ou a favor, sinónimo de liberdaee democrática, também o acho.
O que eu tenho para mim, é que estes quatro comediantes, que pessoalmente gosto muito, fazem um tipo de crítica social completamente politizada e sabem eles, têm um poder imenso de comunicação. Satirizar com idealismos políticos é que não me parece de bom tom, somente isso. Hasta :p e até ao próximo comment ;)

13/4/07 02:46  
Blogger Sara Gonçalves Brito said...

PS.D: quem diz emigração também quer dizer imigração ;)

13/4/07 02:55  
Blogger Sara Gonçalves Brito said...

Mais um comment da autora a estragar :p só para dizer que adorei o programa dos "gatos" de 15/04/2007. Genial! Critica pura, feita da melhor forma possivel e sem chocar com o ideal dos comediantes :)

16/4/07 16:04  

Enviar um comentário

<< Home