04 março 2007

Columbano BordaLLo Pinheiro

Foi aqui, por mim, publicamente agendado uma visita ao Museu Chiado e feita a promessa, cumpra-se! Tive oportunidade de ir visitar a exposição da obra de Columbano Bordalo Pinheiro no Museu do Chiado, como já referi, ou o também designado museu nacional de arte contemporânea, e posso dizer que gostei.
Consegui reparar na evolução que o pintor teve na sua vida e algumas particularidades na história que se vai lendo nos painéis. Columbano não era um pobre pintor que ascendeu ao extase da arte; usou o que hoje chamamos de "cunha"; desafiou, ao pintá-lo, o seu maior crítico (Ramalho Ortigão) e, penso, para mim, que talvez quisesse alcançar o cume da arte holandesa no pintar do retrato, pois é feita a referância a este país e também se me assemelhou. Talvez...
Adorei duas obras em particular, uma mulher num passeio de França e a pintura (enorme) na ilustração dos Lusíadas. Gostei! Aproveitem pois a segunda parte da obra (1900-1929) só terá lugar em 2010.
Aqui entre nós, o que me deu um gozo imenso foi ver a assinatura do artista com dois L's, leia-se, Bordallo, o que, como alguns já sabem é uma piada que costumo fazer com o meu nome: de BriTTo ;)

Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu Chiado Rua Serpa Pinto, 4 - metro Chiado

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bordalo realmente o que não tinha fazia por ter a qualquer custo :P não tinha 2 l´s, mas assinava com como se tivesse, não tinha jeito para a coisa e arranjou uma cunha para safalo... tinha dinheiro de familia... ok to a ver que era um bom rapaz :P apesar de tudo também gostei muito de ir ver a esposição, e foi lá que me apercebi que afinal ele até tinha jeito para as pinturas ;) mas acho que naquela altura devia de haver muitos com muito mais jeito ;)
beijo

9/3/07 09:29  
Blogger Sara Gonçalves Brito said...

és a minha companhia mais preciosa nestas visitas mas... quem lê o teu comentário fica com todas as impressões menos de que gostaste da exposição, muito menos de Bordalo Pinheiro, lol e eu a pensar que tu ias fazer a critica ao "verde" que tantas vezes apontaste :p Eu gostei e acho que CBP pintava muito bem apesar de preferir, e dize-o lá no museu (lembras-te?), que na pintura dos retratos os holandeses eram muito mais fiéis ao realismo (embora pudesse não corresponder á verdade, não é Isabel Brito Rodrigues?) ;) bjo

9/3/07 12:25  
Blogger Gonçalo Capitão said...

Eu bem disse que valia a pena ;)

12/3/07 07:42  

Enviar um comentário

<< Home