15 fevereiro 2007

(in)Segurança Social


Numa ida à tesouraria da Segurança Social a ilustre funcionária avisa-me que para o mês as tabelas dos trabalhadores independentes sofrerá alterações. A mim esta mudança não me atinge pois estou, e bem, à conta d'outrém, contudo começo a meditar sobre o valor mínimo: € 154.
Não sei se será de mim mas, não será uma contribuição pesada demais para estar no limite do baixo??? Entretanto, quando pensamos também em todos os impostos, altos, e que estes se deveriam seguir pelo belo do princípio da capacidade contributiva, chegamos à conclusão que esse indicador é meramente ilusório e que fica muito bem "colocado" na L.G.T. (Lei Geral Tributária).
Aqui entre nós, o leal dever de pagar impostos traduz-se mais num karma pois, num sistema em que "não é carne nem é peixe", nem uma baixa carga fiscal temos em detrimento do Estado social, nem Estado Social temos apoiado num sistema de grande carga fiscal. O que temos sim, é uma insegurança social e aumentos contributivos que não acompanham os aumentos dos salários que esses, parece, ao contrário do aquecimento global, nunca irão descongelar.
foto: Nuno Manuel Baptista