03 maio 2007

Uma lei viciada...

Muitas vezes "em Direito" ouvimos o argumento que determinada norma deve ser aplicada não pela força que tem de per si mas antes por razões de saúde pública. Saúde pública também consagrada em diversas disposições da Constituição.
Por isso penso que a chamada "lei do tabaco" tarda. Não é uma questão de se ser ou não fumador, até porque já ouvi as mais diversas opiniões vindas de fumadores e não fumadores.
Parece-me é que há um costume de os não fumadores terem de se submeter a um eventual direito dos fumadores. Eu penso que a leitura terá de se fazer no sentido inverso. Vejam, para mim, existe o direito à saúde pública e não o direito de poluirmos indiscriminadamente o ar e os pulmões alheios. Ouvia numa rádio uma ouvinte afirmar que fumar é um direito. Já eu penso tratar-se de uma opção, que deve ser respeitada mas nada mais do que isso. Direito será essa opção e não o fumar em si, penso!
No entanto a contestação surge com maior vigor no que toca a locais de diversão nocturna por se argumentar que o próprio ambiente assim o evoca. Tenho para mim, mais uma vez, que é uma questão de hábito que vai de encontro aos bons costumes e porque não ser, aliás, uma forma de bem educar o cidadão?
Entretanto que posso mais dizer? Sou a favor da lei!
Nota: desculpem a foto mas já agora que se faça campanha produtiva, certo!?

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

bem esta terra já tem um enorme índice de imigração... sendo sarcastico :s
é bem verdade o que dizes, já dizia (alguém, que já não me lembro quem)"a nossa Liberdade acaba onde começa a do meu alheio"
estamos num pais Livre e onde temos a Liberdade de optar fumar, ou não... mas se esta minha Liberdade interferir com a Liberdade de mais alguém que prefere não fumar, nem respirar o fumo de alguém, por uma questão de prioridades e princípio moral, não fumo perto dessas pessoas, mesmo que signifique que tenha de me mudar para um outro sitio onde mesmo que seja descoberto, não incomode ninguém a não ser quem quiser fumar comigo!!!
é uma falta de respeito obrigar, impingir, impragnar alguém com o fumo que eu tive a Liberdade de optar fumar (não sendo uma lei biologica, é então uma OPÇÃO na qual eu decido quando quero fumar, onde quero fumar e que quantidade quero fumar naquele instante)!
Todos os fumadores que fiquem conscientes de que o fumo passivo também mata, não é apenas uma falta de vontade de levar com o fumo dos outros é uma questão de saúde bem real, quando fumarem perto de outros, lembrem-se que estão a matar alguém...

3/5/07 17:06  

Enviar um comentário

<< Home