01 maio 2007

M.S.T.... Um mal necessário???

Desde a primeira percepção sobre o projecto do Metro Sul do Tejo (M.S.T.) que não concordei com as premissas. Na primeira fase de construção e de planeamento do dito projecto, ora obra, o meu cepticismo cresceu mais ainda e agora que se torna realidade detém a minha indignação.
Sou completamente contra o M.S.T.. Sou contra pelos moldes em que se fez. Acreditem que se me querem ver mal disposta então falem-me apenas do "metrozinho" e terão a minha ira ao mais alto nível.
Exagero? Talvez! Talvez exagero também o será demorar 20 min a fazer um percurso que levaria 5. Talvez exagero não conseguir passar um sinal "verde" quando caiem 3 vermelhos consecutivos, eu sem conseguir passar pelo trânsito e estar a bem menos de 10 metros dele. Exagero será fazer o percurso em automóvel ligeiro em pára arranca por ter desaparecido a faixa bus e termos de fazer o percurso atrás dos autocarros. Exagero também o será estarmos parados no vermelho que dita a passagem de S.Exa. "o metrozeco", este passar, e continuarmos, não se sabe bem porquê, parados à espera, talvez, de algum comboizinho fantasma, quiçá, com a vinda de D. Sebastião do nevoeiro...
Apesar de saber que nem só os interesses da Câmara se fizeram valer neste "projectozeco" de quinta categoria, e perdoem-me a ironia, não posso deixar de partilhar, aqui entre nós, o meu triste pesar neste dia de inauguração de uma obra mal pensada, mal feita, mal projectada... e porque não criar uma linha de metro que ligue as principais artérias à população esquecida de Almada??? Como criar um destino turístico da Costa da Caparica se o metro não passa nem lá perto??? E não me venham com as tretas das segundas fases pois estas normalmente são sempre ditas para minimizar a situação real: nem todos foram congratulados com o metrozinho!
Entretanto de lembrar que este M.S.T. se encontra, estranhamente, nas principais artérias da rede rodoviária... estranhamente!!?? Ora, quem não tinha uma grande rede rodoviária, continua a não ter e quem tinha, parabéns, ora tem mais uma!
Entretanto espero para ver até onde vão as teias desta rede metricamente estudada (ou não) e continuarei a ser uma opositora quando, para mais, a minha vida, acreditem, foi gravemente afectada em nome do progresso.
Acho que é esta a hora de fazer oposição com grande sucesso pois, como eu, há, porque sei que há, muitos!

2 Comments:

Blogger MMV said...

Uma linha que traz beneficio a ninguém! Por favor...

1/5/07 11:09  
Blogger Sara Gonçalves Brito said...

Poderá por ventura trazer beneficio. Uma nota que não referi é que claro que penso que temos de investir nos transportes colectivos. Por vezes quero demonstrar uma coisa e acaba por parecer outra :s mas penso que projectos e obras não podem restringir as populações a eles afectos e terão de contemplar um todo e não somente uma parcela

3/5/07 08:47  

Enviar um comentário

<< Home